quarta-feira, 16 de setembro de 2009

De Onde Vem o Dinheiro

A altura ideal para ensinar como poupar dinheiro às crianças é quando elas começam a reparar na existência do dinheiro nas suas vidas. Para uns é mais cedo, para outros é mais tarde.
Saiba também como ensinar cedo sobre dinheiro aos seus filhos.
Algumas regras sobre finanças para ensinar às crianças, incluem os seguintes temas.
De Onde Vem o Dinheiro
Para uma criança, o dinheiro vem do bolso dos pais, por magia, como o pai natal. Sem lhes ensinar outra coisa, é normal que pensem assim porque vêem que o dinheiro aparece sempre do bolso ou da carteira do pai ou da mãe.
Quando eles não entendem porque é você não pode comprar tudo o que eles querem, não diga que o dinheiro não nasce nas árvores. Sente-se com o seu filho e explique-lhe como é que funciona o básico do dinheiro. Você trabalha e ganha uma quantidade limitada de dinheiro, que depois utiliza para comprar os produtos para a família.
Mesmo as crianças numa tenra idade começam a entender que os pais não podem gastar mais dinheiro do que ganham. Explique-lhes que recebe todos os meses e que esse dinheiro tem de durar para esse mês, além de poupar o que sobra.
Quando eles tiverem uma mesada, ensine-lhes como fazer poupança de parte desse dinheiro. Ajude-os a criar um budget e a estabelecer objectivos, como por exemplo comprar uma bicicleta ao fim de 6 meses, com o dinheiro que poupam.
Aproveitar a Idade Para Beneficiar o Seu Filho
Se investir regularmente numa conta com taxas de juro interessantes, desde os quatro ou cinco anos até que ele saia de casa, conseguirá rendimentos que farão do seu filho milionário quando chegar à reforma.
O dinheiro é demasiado importante na vida das pessoas para que estas não estejam preparadas para enfrentar os desafios, por isso educar as crianças a poupar dinheiro é um dos melhores contributos que pode dar para o desenvolvimento dos seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário