quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Ensinar Sobre Dinheiro Aos Filhos

É de pequeno que se molda o comportamento e personalidade de uma pessoa, por isso é importante falar com os seus filhos sobre o valor que o dinheiro terá nas suas vidas.
Este artigo tem algumas dicas para conseguir fazer isso facilmente.
Preparação Da Conversa Com as Crianças
Deverá falar com o seu companheiro antes de falar com a criança, para que decidam como abordar estes assunto e falarem apenas a uma voz. Não é bom a mãe explicar que é bom recorrer ao crédito e o pai dizer que não é.
Prepare algumas questões sobre dinheiro aos seus filhos, porque ficará a conhecer melhor o nível em que eles se encontram, além de demonstrar que se preocupa com a opinião que eles têm.
Ensinar o Valor Do Dinheiro
As escolas deveriam ter as finanças pessoais como parte da formação básica das crianças, da mesma forma que tem a leitura, escrita e matemática.
Os jovens saem muito mal preparados, em termos de conhecimentos financeiros, das escolas e isso reflecte-se nos erros que cometem mais tarde.
Se não forem os pais a educarem os filhos nesta área, é mais provável que eles não tenham capacidade de gerir as suas economias. Por isso a responsabilidade nesta área é grande.
Conversar o Mais Cedo Possível
Deverá ir ensinando os seus filhos, o mais cedo possível, sobre o valor que o dinheiro tem na sociedade.
Deverá ter também objectivos a curto e longo prazo, como sejam as capacidades para poupar dinheiro, procurar antes de comprar, significados de investimento. Nesta altura deverá explicar-lhes que não podem ter tudo o que querem, porque o dinheiro é limitado e tem de ser bem gerido.
Ensine-os também a fazerem um orçamento pessoal dos seus rendimentos destas idades, como é o caso da mesada atribuída, presentes de familiares, etc.
Explique-lhe detalhadamente como funciona o endividamento e como prevenir que ele apareça no futuro. Mostre-lhes a importância de terem um fundo de emergência para assegurar a sua segurança financeira.
Estas conversas para ensinar sobre dinheiro aos seus filhos são essenciais para que eles tenham um futuro financeiro descansado. Ensine-lhes também de onde vem o dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário